Parceria com contador é fundamental para crescimento sustentável das empresas
Fabio Barretta, diretor geral da Coan Contabilidade, escritório que atua há 33 anos atendendo empresas de pequeno, médio e grande porte, explica que a parceria ideal ocorre quando o empresário passa a enxergar o contador como mais um colaborador do quadro de funcionários, requisitando reuniões e solicitando apoio sempre que necessário. “Porém, vale lembrar que o contador deve estar munido de toda informação que envolve a atividade. Com isto, é possível produzir relatórios mais precisos e claros que irão servir como base para momentos em que será preciso tomar decisões estratégicas”, explica.
Por intermédio da contabilidade, o empresário terá mais controle de todos os departamentos de sua empresa. “Tanto do ponto de vista de lucro ou prejuízo, como do entendimento de pagar mais ou menos impostos e também saber o impacto das despesas em cada área. Por isso, o contador também pode ajudar no dia a dia da empresa, prestando consultoria na área de faturamento, financeiro e trabalhista”, destaca Barretta.
O relacionamento da empresa com o contador, ou com o profissional prestador de serviço, deve ter como base a confiança. “O empresário não pode ter receio de passar informação. Deve abrir as portas e ajudar para que esse profissional possa trabalhar da melhor forma possível. Assim, ele pode orientar de forma mais eficaz em diversas situações, por exemplo, como pagar menos impostos, prevenção de futuras ações trabalhista, maximização de lucros, e controle de gasto também”, alerta o especialista.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o papel do contador no planejamento tributário. “Trata-se de um dos principais motivos de uma empresa falir no Brasil, graças à alta carga tributária. Geralmente, em boa parte dos casos, quando chega a este ponto significa que essas instituições não tinham uma orientação ou uma assessoria de um bom contador , muitas vezes por que o próprio empresário não sabia como cobrar e incluir o contador no dia a dia da empresa”, conclui Fabio.
Sobre Fabio Barretta
Formado em Ciências Contábeis pela PUC-SP e pós-graduado pela FECAP em Planejamento tributário e Finanças empresariais. Atualmente, esta a frente do escritório de contabilidade COAN como diretor geral, mas desde os 17 anos trabalha no local passando por todos os departamentos. Hoje, o especialista consagra-se como empresário contábil por ser também sócio proprietário desde 2008 da COAN CONTABILIDADE que foi fundado pelo seu pai em 1981.
Sobre Coan Contabilidade
O escritório existe há 33 anos com assessoria técnica dentro de nossa área de conhecimentos especializados, principalmente em questões contábeis, fiscais (pessoa física e jurídica), para atendimento das necessidades da administração da empresa e cumprimento das normas legais. Além desse serviço, há também um núcleo dedicado à consultoria empresarial que abrange estudo, opinião e instruções técnicas acerca de assuntos sobre procedimentos contábeis, comerciais e fiscais (pessoa física e jurídica), reabertura e gestão de negócios, administração de recursos humanos e questões trabalhistas em relação às seguintes atividades: (rurais, condomínios, empregos domésticos, aluguéis,) pessoa física (declaração de imposto de renda, ganho de capital, cálculos diversos) Também atua com pericia contábil, elaboração de Laudos e Pareceres sobre Assuntos Contábeis e Fiscais.
—————
Contato
Contabilidadde de GestãoRua Recife, n-22, Barra.
(71) 9912-6032
josedias