Contador, e seus clientes
José Dias.
Diante da economia atual, os Clientes de empresas contábeis têm várias motivações para contratar serviços:
1. Preço de serviço atraente;
2. Qualidade e rapidez;
3. Segurança nos procedimentos contábeis, fiscais, trabalhistas e previdenciários;
4. serviços auxiliares (como confecção da declaração do imposto de renda da pessoa física);
5. relacionamento a longo prazo.
No relacionamento a longo prazo, porque nem sempre é tão óbvio esta motivação de seu cliente, especialmente quando, na maioria das vezes, a prioridade está nos preços atraentes.
Penso que as motivações do Preço e ao relacionamento a longo prazo. O que é um relacionamento a longo prazo, num contrato de prestação de serviços? É aquele em que os interesses comuns convergem (tanto da contratante quanto do contratado), possibilitando uma estabilidade duradoura de atividades (mais de 5 anos). Uma pressunção direta ao livre escolha do cliente.
Afinal, quem lida com tantos detalhes e minúcias empresariais, como os contabilistas, sabem que a confiança é sempre necessária para que as coisas andem de forma permanente entre as partes.
Invista em seu cliente. Deixe ele livre para determinar suas escolhas, Informe-o sobre novidades e temas importantes para seus negócios, especialmente ligados à tributação, normas legais, trabalhistas e previdenciárias.
Converse com ele sobre as normas internacionais de contabilidade, e tente explicar porque são importantes e como poderão dar melhor qualidade às contas. Analise os balanços e tente evidenciar algum indicador que possa contribuir para a gestão.
Se nenhuma destas táticas funcionar, apenas mantenha o contato, pois cedo ou tarde este cliente perceberá que sua empresa contábil tem “algo mais” a oferecer – você não é apenas um contabilista, você é um consultor empresarial.
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