19/07/2011 11:57

Comércio varejista.

 
O varejo é uma atividade comercial que busca providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. Está localizado entre o atacadista/fabricante e o cliente.

O varejista compra em grandes lotes junto ao atacadista (ou fabricante) e vende em unidade para o consumidor final. Também é um fabricante de serviços, ao vender um produto, pode vir a oferecer serviços de entrega, montagem e instalação.

Há o varejista lojista que executa suas ofertas em estabelecimentos físicos, e o não-lojista que oferece o produto via internet, mala-direta, telemarketing, vendas via TV e catálogo postal.

Funções do varejista:

Vender – Promove o produto, junto ao cliente;
Comprar – Compra variedade de produtos de vários vendedores para revenda;
Selecionar – Critério de escolha do tipo de produtos a serem oferecidos;
Financiamento – Facilitar a compra dos clientes através de cartão de crédito, boleto e parcelamento;
Armazenamento – Proteger o estoque para que os produtos estejam em perfeitas condições no momento da oferta;
Distribuição – Compra em grandes quantidades e busca dividir (distribui) nas quantidades desejadas pelo cliente. Busca localizar o produto o mais próximo possível do cliente;
Controle de qualidade – O varejista está na linha de frente com o consumidor e busca adequar as condições do produto para satisfazer o consumidor;
Informações de Marketing – As reclamações e sugestões do cliente, e todas as informações que o varejista capta do mercado, repassa ao fabricante;
Transporte – Lida com a movimentação do produto, está relacionado com a entrega executada pelo transporte; mobilidade do produto;
Riscos – O varejista corre risco de o produto encalhar no estoque, não ser aceito pela obsolescência do produto.

Fontes

Cobra, Marcos – Marketing Básico- Ed.Atlas
Cobra, Marcos – Adm. em Vendas – Ed. Atlas.
 

—————

Voltar


Contato

Contabilidadde de Gestão

Rua Recife, n-22, Barra.




(71) 9912-6032